Projeto 50 telhados chega a mais 13 cidades

50telhados_hans

O projeto 50 telhados ganhou a adesão de mais 13 cidades brasileiras, que estarão comprometidas em impulsionar a eletricidade solar.

Com isso, faltam apenas sete para o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na A

mérica Latina (Ideal) atingir a meta inicial de 20 cidades para o ano 2014.

Em apenas três meses de coordenação do projeto pelo Ideal, foram conquistados os seguintes municípios: Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Rancharia (SP), Cuiabá (MT), Búzios (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Santa Cruz do Sul (RS), Venâncio Aires (RS) e Lajeado (RS).

Pelo projeto, cada cidade precisa ter pelo menos 50 telhados fotovoltaicos em 24 meses (ou 100 kWp de potência total), instalados por empresas participantes. A intenção do Ideal é que pelo menos 20 cidades integrem o projeto ao longo deste ano.

A execução das metas dos municípios citados ficará a cargo das empresas Solarize, Solar Energy, Araxá Solar, Prátil, Brasil Choice e Solled. O Ideal fará o acompanhamento e divulgação. A busca inicial das empresas para participar do desafio surpreendeu.

“Ficamos surpresos com a grande procura de empresas instaladoras querendo levar o 50 Telhados para suas cidades. Isso é um excelente sinal da força do projeto para alavancar o mercado fotovoltaico no país”, conta a gerente de projetos do Ideal e responsável pelo 50 telhados, Paula Scheidt Manoel.

O CEO da Solar Energy, Hewerton Elias Martins, também acredita no fortalecimento desse mercado. “A implantação em tantas cidades consolidará a geração de energia fotovoltaica como uma opção viável e sustentável para sociedade”, afirmou Martins.

Pensando nisso, a empresa Brasil Choice, de Rancharia, manteve a meta ousada de 50 instalações, mesmo com uma população estimada de 29,7 mil habitantes, segundo o IBGE. Rancharia e as demais cidades contribuirão para se chegar ao objetivo do Ideal de ter pelo menos mil telhados solares instalados no Brasil até 2015. Nesse proce

Hans Rauschmayer, da Solarize, acredita que a própria ideia de se ter uma energia limpa será um facilitador para os objetivos serem superados. “Parte da motivação de instalar um sistema solar é a preocupação com o meio ambiente, o que é reforçado pela ideia de estar entre os 50 primeiros. Percebe-se que há um orgulho que faz a diferença na hora de decidir sobre o tipo de energia que será usada”, afirma.sso, ganham visibilidade cidades participantes, que se tornam referência no setor, e as próprias empresas.

O projeto tem o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ.

Como participar

50 telhados foi criado em 2013, pela empresa mineira Econova. Qualquer empresa de engenharia e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pode participar como empresa executora, basta atender a alguns critérios e conseguir a aprovação do Ideal. Instituições públicas e prefeituras também podem participar, reforçando o apoio ao projeto em canais de comunicação com os cidadãos, por exemplo.

::::: Outras informações no site do 50 telhados.

Projeto 50 telhados
Cidade                                           Empresa executora
Campo Grande (MS)                      Solar Energy
Curitiba (PR)                                   Solar Energy
Ribeirão Preto (SP)                        Solar Energy
São José do Rio Preto (SP)           Solar Energy
Rancharia (SP)                               Brasil Choice
Cuiabá (MT)                                   Solar Energy
Búzios (RJ)                                     Solar Energy, Solarize e Prátil
Rio de Janeiro (RJ)                        Solar Energy, Solarize e Prátil
Niterói (RJ)                                     Prátil e Solarize
Florianópolis (SC)                          Araxá Solar
Santa Cruz do Sul (RS)                  Solled
Venâncio Aires (RS)                       Solled
Lajeado (RS)                                  Solled

4 respostas
  1. ramao acir da silva
    ramao acir da silva says:

    Meu sonho eh ter em minha casa uma produçao de energia fotovoltaica, pois gostaria de contribuir para o desenvolvimento de uma energia mais limpa para o nosso planeta.Alem do fato de ser uma economia para o orçamento domestico.

    Responder
  2. Sildovério Almeida Tundis
    Sildovério Almeida Tundis says:

    Pela iniciativa e pelo fazejamento e não somente planejamento, nota DEZ.
    Manaus, onde resido, cidade ensolarada e perto da linha do equador, precisa desse grande projeto.
    Grato,
    Eng. Sildovério Almeida Tundis
    Manaus – AM

    Responder
  3. PEDRO JONES
    PEDRO JONES says:

    Somos da empresa NAT – Núcleo de Aperfeiçoamento Técnico em São Vicente SP, atuamos no segmento de engenharia portanto não somos fornecedor deste material, porem queremos inserir esse tipo de serviço participar e engajar no projeto 50 telhados ..com quais os caminhos a seguir ?

    Responder
    • Paula Scheidt
      Paula Scheidt says:

      Caro Pedro, o Projeto 50 Telhados é direcionado para instaladores de sistemas fotovoltaicos. Sugerimos procurar alguma empresa instaladora da sua região para propor uma parceria para que, juntas, possam se candidatar como empresa executora do projeto e possam buscar atender a meta do 50 Telhados. att., Paula

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.