A cada verão, o Projeto Tamar de Florianópolis (SC), conhecido pelos trabalhos com tartarugas marinhas, chega a receber 1300 visitantes por dia. Visando aumentar ainda mais a conscientização ambiental desses visitantes, o Instituto Ideal e o Tamar decidiram se juntar em um projeto de divulgação da tecnologia fotovoltaica.

Para tanto, o Ideal, a UFSC e a Tractebel doaram dois sistemas FV, que somam uma potência de 3 kWp, para serem instalados no Centro de Visitantes do Projeto, na Barra da Lagoa. “O Tamar é um dos projetos mais visitados no Brasil, principalmente por escolas. Levar a energia solar para o Tamar significa aproximar os jovens dessa nova tecnologia”, afirma o presidente do Ideal, Mauro Passos.

O sistema de 1 kWp foi doado pela UFSC e pelo Ideal em 2013, enquanto o de 1,96 kWp foi uma doação da Tractebel, em 2014. Fez parte do projeto, a concessão de 5000 mil exemplares de cartilhas educativas, que são distribuídas aos visitantes, e o treinamento dos monitores do projeto, para que pudessem esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento da tecnologia fotovoltaica.

A coordenadora regional da Fundação Pró-Tamar-SC, Juçara Wanderlinde, ressalta a importância das instalações, realizadas com o apoio técnico do Ideal e do Grupo Fotovoltaica-UFSC. “Esta parceria é muito importante para o Tamar, pois além de ajudar a divulgar um tipo de energia limpa, ajuda na conservação do planeta e ainda contamos com uma economia na conta de luz. Qualquer parceria que traga benefícios para o meio ambiente é super bem-vinda para o Projeto”, comenta.

Pela iniciativa, o Tamar de Florianópolis foi o segundo no país a receber o Selo Solar Socioambiental. O primeiro foi o Tamar da Praia do Forte, na Bahia, certificado em setembro de 2013, pela instalação de um microgerador de 11,52 kW de potência.

*Crédito de imagens: Instituto Ideal/Tamar-SC

Informações sobre os sistemas FV

A energia de cada microgerador desses seria suficiente para abastecer um apartamento com dois moradores que utilizassem de forma eficiente seus aparelhos elétricos.

Crédito: Instituto Ideal/Tamar

Características do microgerador FV 1

      • 8 módulos de silício amorfo (filme fino) de 142 Wp
      • Potência total: 1,1 kWp
      • Superfície da instalação: 12,5 m2
      • Geração anual estimada: 1.270 kWh
Crédito: Instituto Ideal/Tamar

Crédito: Instituto Ideal/Tamar

Características do microgerador FV 2

        • 8 módulos policristalino de 245 Wp
        • Potência total: 1,96 kWp
        • Superfície da instalação: 13,2 m2
        • Geração anual estimada: 2.270 kWh