Sobre o Simulador Solar

Este Simulador Solar foi criado em uma parceria entre o Instituto Ideal e a Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e KfW banco de fomento alemão, no âmbito do Programa América do Sol.

Qual o objetivo?

O  objetivo do Simulador Solar é dar ao consumidor a possibilidade de se familiarizar com termos e fatores que devem ser considerados para a instalação de um sistema de geração fotovoltaica conectado à rede elétrica. Ao realizar um simulação, o usuário terá ideia da potência necessária para atender a demanda energética de uma edificação residencial, comercial ou industrial.

Posso instalar um sistema FV com base nos resultados do Simulador Solar?

Não. Esses são cálculos preliminares que não consideram o posicionamento do seu telhado, as condições da vizinhança – como a presença de árvores – e outros fatores específicos da sua edificação. Caso tenha interesse em instalar um sistema, você deve procurar um profissional habilitado para analisar a viabilidade técnica e financeira no local previsto para a instalação. (veja nosso Mapa de Fornecedores).

Quais parâmetros são levados em conta no cálculo da potência do sistema FV?

O Simulador Solar prevê o abastecimento da demanda elétrica anual informada pelo usuário, descontando um consumo mínimo da rede elétrica que corresponde ao custo de disponibilidade. A geração fotovoltaica estimada se refere aos dados para o primeiro ano de operação do sistema FV, visto que anualmente há uma pequena perda do rendimento (cerca de 0,5%).

Com relação aos módulos fotovoltaicos, a simulação considera:

  • O uso da tecnologia de silício policristalino;
  • A instalação voltada para o Norte e com uma inclinação ótima, ou seja, correspondente à latitude da localização escolhida.

Contudo, não considera:

  • As condições da vizinhança do local informado (presença de árvores ou edificações próximas) que podem levar a uma redução da produção elétrica devido aos sombreamentos dos módulos.

Existe alguma restrição de potência nos cálculos resultantes da simulação?

O Simulador está programado para simular geradores de até 5000 kWp (5 MWp) de potência, visto que este é o limite estabelecido pela Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL para que possam ser conectados à rede de distribuição e participar do sistema de compensação de energia.

O Simulador Solar atende a todos os tipos de consumidores?

Não. O Simulador Solar atende apenas os consumidores do Grupo B (Baixa Tensão) que, segundo a resolução 482/2012 da ANEEL, devem pagar, no mínimo, o valor referente ao custo de disponibilidade. Caso você seja um consumidor do Grupo A (Média e Alta Tensão), sugerimos procurar uma empresa no nosso Mapa de Empresas do Setor FV para que a mesma faça o dimensionamento do seu sistema considerando o custo da demanda contratada.

O que é custo de disponibilidade?

O custo de disponibilidade é um valor em reais que varia conforme o seu tipo de conexão à rede: monofásica (30 kWh), bifásica (50kWh) e trifásica (100 kWh). Mesmo que você não tenha utilizado energia da rede, a concessionária cumpriu com a obrigação de oferecer a infraestrutura necessária para levá-la até você, razão pela qual existe esse custo mínimo.

Como é simulado o consumo elétrico anual?

O dado de consumo da rede elétrica foi fornecido por você no início da simulação. Se você informou apenas o dado para um mês, o simulador considera esse valor como sendo uma média do seu consumo mensal e faz a multiplicação desse número por 12 para ter o seu consumo elétrico anual.

Se você optar por informar dados dos últimos 12 meses, o consumo elétrico anual será calculado a partir da soma desses números. Você pode refazer a simulação e incluir esses dados caso não o tenha feito.

O Simulador Solar considera o Sistema de Compensação de Energia criado pela REN 482/2012, da ANEEL?

Sim. Para ter a melhor viabilidade econômica do sistema FV, o Simulador Solar considera um balanço anual sem acúmulo de créditos para o ano seguinte. Portanto, caso haja geração de energia além do que você consome no mês, o excedente será convertido em créditos na sua conta de luz, que serão usados para abater da sua fatura de eletricidade nos meses subsequentes.

Para saber mais sobre o sistema de compensação de energia e a Resolução Normativa 482/2012, clique aqui.

Minha conta de luz poderá ser igual a zero com a instalação de um sistema FV conectado à rede?

Não, pois consumidores residenciais e de propriedades rurais (Grupo B) devem pagar, mensalmente, no mínimo o custo de disponibilidade. Mesmo que você não tenha utilizado energia da rede, a concessionária cumpriu a obrigação de oferecer a infraestrutura necessária para levá-la até você, razão pela qual existe esse custo mínimo.

Quais são as fontes dos dados utilizados no Simulador Solar?