Sigla em inglês para Building Integrated Photovoltaics, ou Energia Fotovoltaica integrada a Edificações. O termo se refere a tecnologias específicas que podem ser integradas nos edifícios, com freqüência, em substituição aos materiais convencionais.

Dispositivo elementar especificamente desenvolvido para realizar a conversão direta da energia solar em energia elétrica.

Converte o calor solar em aquecimento, através do aproveitamento da radiação infravermelha.

Conversão direta da energia da luz (espectro visí­vel) em energia elétrica. A célula fotovoltaica é o elemento que realiza esta conversão.

Uma tarifa feed-in é um mecanismo de incentivo de adoção de energias renováveis por meio da criação de uma legislação que obrigue as concessionárias regionais e nacionais a comprarem eletricidade renovável em valores acima do mercado, estabelecidos pelo governo.

O termo ‘Fotovoltaica’ é o casamento de duas palavras: – Foto, que tem sua raiz na língua grega e significa “luz” e – Voltaica, que vem de ‘volt’ que é a unidade para medir o potencial elétrico.

Sigla para Fontes Renováveis de Energia.

São substâncias que, quando aquecidas ou combinadas com outros materiais, são capazes de conduzir eletricidade. Semi-condutores em células fotovoltaicas são, por exemplo, o silício, telureto de cádmio (CdTe) e disseleneto de cobre (CIS).

Unidade básica formada por um conjunto de células solares, interligadas eletricamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar energia elétrica.

Sistema de incentivo à fontes renováveis que permite ao proprietário do gerador  injetar na rede elétrica a energia que não é consumida na edificação onde o sistema está instalado. Quando isto ocorre, o consumidor recebe créditos pela energia entregue à rede, o qual será convertido em um desconto na conta de eletricidade nos meses seguintes.

O termo se refere a sistemas não conectados a rede como, por exemplo, alguns instalados em projetos de eletrificação rural de difícil acesso.

Um ou mais módulos fotovoltaicos interligados eletricamente, montados de modo a formar uma única estrutura.

A potência instalada é medida em Wp (Watt pico) e se refere a energia nominal sobre Condições de Teste Padrão (1000W/m2/ano, 25º C, 1.5 AM). Para facilitar a leitura, nos textos contidos no site América do Sol optou-se por omitir o “p”, símbolo para “pico”. Quando vê W, kW, MW ou GW, o leitor deve interpretar como sendo Wp, kWp, MWp ou GWp.

Abreviação para a palavra ‘fotovoltaica’, que em inglês é ‘photovoltaic’.

É uma forma de transferência de energia vinda do Sol, através da propagação de ondas eletromagnéticas.

SFCR é uma sigla para Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede.