Energia solar, os números falam por si

Por Mauro Passos, presidente do Ideal

Lembro muito bem da recente história da energia renovável no Brasil (eólica e sola). A solar, então, parece que foi ontem. Tem um pouco mais de 10 anos. Na época era deputado e conheci Hermann Scheer. Deputado do Parlamento Alemão, Hermann era um entusiasta pela energia solar. A revolução solar que aconteceu na Alemanha, se deve a ele. Reconhecido internacionalmente por seu esforço em promover a energia solar, Hermann foi homenageado e premiado pelo mundo afora. Herman nos deixou cedo, não conseguiu ver toda a sua obra (10/2010). Criou a EUROSOLAR, em Bonn, e foi o grande idealizador da Agência Internacional de Energia Renovável – IRENA. Sempre me dizia para fazer algo parecido no Brasil. O próprio Instituto IDEAL foi a resposta que conseguimos dar ao vazio que havia. Tanto Hermann quanto eu, não entendíamos porque o Brasil com o potencial de vento e sol que tem – não se filiava a IRENA. Hermann morreu sem saber. Talvez eu um dia descubra.

Onde Hermann estiver, deve estar feliz da vida. O evento da ONU SE 4 ALL, que se encerrou ontem em NY, com dois mil participantes, mostrou a pujança do setor das energias renováveis. Já a apresentação do Relatório Anual da IRENA, fazendo um balanço do quanto o setor vem crescendo – foi quase um tributo a Hermann. Os números falam por si: 7,6 milhões de novos empregos. E o que é mais surpreendente, Hermann, quem lidera é a energia solar fotovoltaica – com 2,4 milhões de trabalhadores!

A China, como era previsto, está na frente- são 3,4 milhões de trabalhadores. E o Brasil, para surpresa de muitos, já é o segundo na lista – com 930 mil trabalhadores.

PS- no nosso caso pesa bastante o setor dos biocombustíveis, com 845 mil trabalhadores.

Fonte: Blog De olho no futuro (http://mauropassos.blogspot.com.br/2015/05/energia-solar-os-numeros-falam-por-si.html)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *